Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fashion Words

By Dora Costa

Fashion Words

By Dora Costa

OMIRI

19748592_10155433265476168_3694876335423556765_n.j

 

OMIRI é um dos projetos musicais de Vasco Ribeiro Casais.

Já nos dá música desde os anos 90, no grupo Dazkarieh, que ajudou a fundar, hoje, e depois de ter passado por outros projetos, é o rosto de OMIRI, e é dele que vos quero falar.

Tive o prazer de o "conhecer" no Festival Islâmico, em Mértola, em Maio deste ano.

Eu, e quem me acompanhava, ficámos boquiabertos com a energia e ritmo deste artista.

Trata-se de uma reinvenção da música tradicional portuguesa, onde, num só espetáculo, Vasco mistura, o contemporâneo com o tradicional, conjugando vários instrumentos e vários músicos e sons de todo o país.

Vasco é o único que sobe ao palco, mas trás com ele, verdadeiros intervenientes da nossa cultura em imagens. Muito bem manipuladas e trabalhadas, estas imagens, servem de pano fundo para um espetáculo, que além de musical é também, extremamente visual.

Registos sonoros já esquecidos, como lengalengas, trava-línguas e dizeres antigos, daqueles que nos fazem sorrir, são a base para a incrível improvisação musical deste artista

O melhor da nossa tradição num ritmo frenético, que pede dança, muita dança! E aviso já que é impossível não dançar, assim que o espetáculo começa, é quase automático!

Lisboa, vai poder descobrir (ou redescobrir) este espetáculo, no próximo dia 20 (quinta-feira), no Miradouro da Graça, por volta das 21:30 e a entrada é gratuita.

Oiçam aqui e juro que não se vão arrepender!

 

7866792.png