Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Fashion Words

By Dora Costa

Fashion Words

By Dora Costa

O Festival Islâmico de Mértola

16.05.19

 

islamici.JPG

 

 

 

 

Começa hoje um dos festivais mais encantadores que conheço.

 

O Festival Islâmico de Mértola. 

Este ano decorre de 16 a 19 de Maio,  realiza-se  apenas de dois em dois anos mas já vai na  sua décima edição (desde 2001 a apaixonar por quem lá passa).

 

 

Tem como principal propósito "celebrar a cultura islâmica e valores como a tolerância e respeito pela diferença", mas há muito mais a destacar.

Em primeiro lugar a forma como é organizado e pensado. Envolve tudo e todos!

 

É esperado com ansiedade por quem lá está todos os dias, e por aqueles que apesar de não estarem lá,  aguardam com a mesma ansiedade e não perdem uma edição.

 

Nada é deixado ao acaso neste festival!

 


Comecemos pelo Souk (mercado de rua), que é centro da festa e que é instalado nas ruas tortuosas da vila velha.

Aqui é impossível não nos deixar-mos levar pelos cheiros a chá de menta, incenso e especiarias;  pelos sons do regateio do mercado (como pede um bom mercado marroquino), ou do cante alentejano ou pelo som de musicas árabes que ecoam pelas colunas espalhadas em toda a vila; ou pelas gentes de diferentes culturas que se cruzam,  neste que é considerado o maior evento do concelho.

 

 

Para além do souk, que concentra tanto nele, há mais para ver e descobrir, desde exposições, a conferências, teatro, gastronomia... e depois, para os que gostam de música ao vivo e de descobrir novos sons, há bons momentos para desfrutar este ano: desde Omiri, a Sebastião Antunes e Três Bairros, ao internacional guitarrista e compositor Bombino, nigeriano e conhecido por remeter as suas músicas às questões geopolíticas do seu país.

Estes espetáculos acontecem entre a Praça Luís de Camões (em frente à Câmara Municipal) e o Cais do Guadiana.

 

 

Não deixem de visitar, porque para além de tudo isto, há aquela que serve de base para festa, a linda vila de Mértola, que parece saída de um verdadeiro postal!

 

 

 

Aqui está o programa, e aqui o site , onde podem descobrir um pouco mais sobre a festa mais convidativa do baixo Alentejo.

 

 

565.JPG

O cartaz.

 

 

 

jkl.JPG

doces.JPG

dança.JPG

ilj.JPG

ilkj.JPG

256.JPG

festa.JPG

praça luis de Camoes.JPG

(algumas imagens de edições anteriores- via festivalislamicodemertola.com)

 

 

 

Acompanhem-me também aqui.

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post